Confira 5 tratamentos para queda capilar

celulite e gordura localizada
Projeto Verão: chega de celulite e gordura localizada
11 de setembro de 2018
varizes
Varizes: cirurgia vascular e outras alternativas
4 de outubro de 2018
Exibir tudo

Confira 5 tratamentos para queda capilar

tratamentos para queda capilar

A calvície e a queda capilar são muito temidas, principalmente pelos homens. Entretanto, esses problemas também acometem as mulheres. Estimativas apontam que 50% delas se queixam devido à perda dos fios. Por isso, neste post decidimos falar de 5 tratamentos para queda capilar, com o objetivo de mostrar que existem alternativas que ajudam esses pacientes.

Antes de chegar lá, vamos falar de possíveis causas.

Duas principais causas de calvície e queda capilar

A queda capilar tem sua origem em causas variadas, sendo que a mais frequente delas é a Alopecia Androgenética (AAG), uma condição genética. O problema faz com que os fios fiquem mais finos com o passar do tempo e também aumenta o volume da queda capilar.

Outro problema é a alopecia areata, caracterizada pela perda de cabelo em regiões arredondadas do couro cabeludo e de outras partes do corpo. Estima-se que 60% dos casos ocorram em pessoas de menos de 20 anos.

Diferentemente da alopecia androgenética, a areata tem ação brusca, deixando várias partes expostas sem os cabelos.

Esses são duas possíveis causas da calvície, mas é importante investigar outros fatores, como alimentação, estresse e tratamento de algumas doenças (câncer, por exemplo).

Agora, vamos aos tratamentos contra queda capilar

1) Skin Needle

Esse tratamento é feito com microagulhas que vão perfurando a pele, estimulando a produção de colágeno. Enquanto isso, as agulhinhas também aplicam ativos (medicamentos) contra a queda capilar.

2) Radiofrequência microagulhada

Indicado para alopecia androgenética e eflúvio telógeno (queda capilar). É um aparelho que estimula o crescimento e fortalecimento capilar, por meio da ação conjunta das microperfurações e da radiofrequência.

3) Bulge Hair Restoration

É um aparelho completo que acompanha o processo como um todo, desde a análise até o tratamento. Combina tecnologias como LED, laser e radiofrequência microagulhada. O uso de cada uma ou de mais de uma delas será definido pelo dermatologista com base na análise individual do paciente. Além de atuar contra queda capilar e calvície, o aparelho pode ajudar também contra a oleosidade excessiva.

4) Fraxel®

É um laser que pode ser aplicado diretamente no bulbo capilar, para estimular o crescimento dos fios. Pode ser associado a técnicas como a de drug delivery, em que medicamentos (ativos) são aplicados dentro da pele, aumentando a eficácia de suas ações.

5) Consulta dermatológica

Engana-se quem pensa que isso não é um tratamento. A consulta com o dermatologista é o primeiro passo para compreender as causas e, então, direcionar o tratamento para queda capilar e calvície. O exame de tricoscopia é essencial para identificar todas as condições relacionadas ao cabelo, como a queda, alopécias, calvície, alterações da fibra capilar, doenças do couro cabeludo e diminuição da densidade do cabelo.

  • Bônus 1 – Dica!

Uma dica preciosa contra queda capilar é justamente observar o volume de queda ao longo dos dias. É comum perdermos de 80 a 120 fios por dia, o que percebemos melhor enquanto lavamos os cabelos.

Entretanto, quando estamos passando por um problema capilar, esse número aumenta e é constante. Por isso, ao observar um aumento dos fios perdidos e, se isso persistir, procure ajuda do dermatologista. Quanto antes identificar o problema, melhor o resultado do tratamento.

  • Bônus 2 – Dica!

Uma dúvida frequente em consultório é se podemos prevenir a calvície. Quando as causas são genéticas, como a Alopecia Androgenética, uma orientação é observar seu filho adolescente, caso o pai tenha a AAG. Se for observada uma queda capilar quando jovem, ele poderá ser encaminhado ao dermatologista, para começar a tratar o problema o quanto antes, reduzindo seus efeitos.

Queda capilar e calvície, de fato, são problemas que nos incomodam muito, afetam nossa autoestima. Mas é importante saber que existem tratamentos e com resultados muito satisfatórios.

Compartilhe esse post para informar pessoas que sofrem com esse problema.

Instituto Villela
Instituto Villela
Dra. Vivian Villela é especialista em Clínica Médica e Dermatologia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É titulada Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela Associação Médica Brasileira (AMB). Membro titular da SBD.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

confira-5-tratamentos-para-queda-capilar-instituto-villela