Clínica
Dermatite de Contato

Os sintomas mais comuns são, coceira, vermelhidão e descamação .seu inicio pode ser súbito na primeira vez em que entramos em contato com o componente ou após algum temp. O fato de ser aguda ou crônica se dá pelo tempo de duração da doença: mais de seis semanas é aguda e menos de seis semanas, crônica.
Se um primeiro contato já causar lesão é a dermatite de contato por irritante primário; quando precisa de mais de uma exposição, é chamada dermatite de contato alérgica.
As dermatites de contato podem ocorrer tanto no ambiente doméstico como nas atividades de laser e no trabalho. Neste último é chamada de dermatite de contato ocupacional.
Os sintomas são variáveis e dependem da causa: ardor ou queimação até intensa coceira (prurido). As reações alérgicas podem ocorrer repentinamente ou meses após a exposição a uma substância, o que pode dificultar na descoberta do agente causador da alergia ou irritação.
Tratamento
O tratamento è individualizado e vai ser determinado após examinar o paciente e determinar qual a extensão e da gravidade do quadro, e as medidas poderão ser apenas locais ou incluir a utilização de medicações via oral ou injetáveis .
Cremes ou pomadas adequados são utilizados para reduzir a inflamação da pele. É fundamental seguir atentamente as instruções ao usar esses cremes.
Nos casos em que existe muita coceira e/ou nos casos mais graves, podem ser necessários o uso de antialérgicos orais ou corticosteróides orais ou injetáveis.
Emolientes e hidratantes ajudam a manter a pele úmida e também auxiliam na reparação e proteção da mesma.
O medico dermatologista devera fazer uma investigação diagnostica para tentar descobrir o agente causal, a partir de então exclui lo do seu contato e manter o tratamento ate a resolução do caso .