Doenças Arteriais

Tratamento Cirúrgico do Aneurisma de Aorta

Tratamento Cirúrgico do Aneurisma de Aorta

Nem todos os aneurismas de aorta necessitam de cirurgia. Se o seu aneurisma for pequeno, o seu médico poderá decidir esperar e observar cuidadosamente para ver se existe qualquer mudança. Se você tiver pressão arterial alta, o seu médico poderá prescrever medicamentos para reduzi-la. Se você fumar, o seu médico poderá sugerir que você procure ajuda para parar.
O seu médico também pode pedir que você modifique sua dieta ou hábitos de se exercitar. Se o médico sentir que existe um risco do aneurisma romper, ele poderá recomendar um entre os dois métodos de reparo de aneurisma – reparo cirúrgico aberto ou tratamento endovascular.

Reparo Cirúrgico Aberto

A cirurgia aberta é executada sob anestesia geral. Um cirurgião faz primeiramente um corte lateral. Então, o aneurisma é substituído por um enxerto de tecido que é suturado no local. Os pacientes tipicamente passam uma noite na unidade de tratamento intensivo, e permanecem no hospital por 5 a 7 dias.

Tratamento Endovascular

Uma alternativa à cirurgia aberta é chamada tratamento endovascular ou reparo endovascular de aneurisma (Endovascular Aneurysm Repair - EVAR). O tratamento endovascular é um procedimento no qual uma endoprótese (um enxerto de tecido apoiado por um esqueleto metálico) é colocada dentro do aneurisma sem que se abra cirurgicamente o tecido ao seu redor.