Acne

O que é Acne?

A Acne é uma doença muito comum na adolescência, mas que pode permanecer até a idade adulta e aparece principalmente nas mulheres. Ocorre quando os folículos pilosos da pele ficam obstruídos pelo sebo e por células mortas, promovendo a proliferação das bactérias que vivem normalmente sobre a pele, gerando assim uma inflamação denominada Acne.

Em alguns casos, dependendo da gravidade, a acne pode causar sofrimento emocional e levar a cicatrizes na pele. O bom é que atualmente existem muitos tratamentos que melhoram o estado geral da pele com Acne e promovem até uma melhora prolongada.

 

O que provoca a Acne?

A Acne costuma aparecer na adolescência e tem relação com a atividade hormonal. Os hormônios sexuais, que começam a ser produzidos na puberdade, são os principais responsáveis pelas alterações das características da pele, o que pode provocar o desencadeamento da Acne e provocar alterações como: Pele oleosa, cravos, espinhas, nódulos e consequentemente cicatrizes. A Acne aparece com maior frequência no rosto, mas também pode aparecer nas costas, ombros e peito. Os hormônios sexuais são chamados de Andrógenos e Estrógenos, que são produzidos pelos ovários, testículos e também pelas glândulas supra-renais (glândulas situadas sobre os rins), em ambos os sexos.

Outro fator para o aparecimento da Acne é a predisposição genética de cada pessoa, que pode promover o aumento na produção de sebo na pele.


Quais os Cuidados com Acne?

É importante que a acne seja tratada assim que aparecerem os primeiros sinais. Ao contrário do que muitos ainda acham, a Acne não deve ser encarada como algo “Próprio da puberdade” e não desaparece sozinha com o tempo. A Acne é uma doença que atinge 90% dos adolescentes e metade dos adultos.

O tratamento e controle da Acne é fundamental para a preservação da saúde da pele, da saúde psíquica do paciente, além de razões estéticas e sociais. Vale ressaltar que o tratamento das cicatrizes da Acne na idade adulta é, em muitos casos, complicado e com resultados nem sempre satisfatórios.


Quais os Tratamentos para Acne?

Antes de iniciar o Tratamento da Acne, é de extrema importância a consulta com um bom Dermatologista. Durante a consulta é possível verificar se a doença apresenta lesões não inflamatórias (os cravos) ou inflamatórias, que normalmente promovem o aparecimento das espinhas, nódulos e cistos. Só então o Dermatologista poderá determinar as melhores formas de tratamento da Acne.

Caso a Acne se apresente de forma mais leve, o tratamento pode ser apenas local. Nesse caso, o médico vai determinar qual ou quais os melhores produtos e a sua forma de utilização.

No caso de Acne mais severa, além do tratamento local, o médico poderá recomendar um tratamento também via oral, utilizando-se antibióticos específicos.

Vale lembrar que nenhum artigo ou texto deve substituir a Consulta com o Seu Dermatologista e muito menos a Automedicação. Essa atitude pode colocar em risco a vida do paciente, além de piorar a Acne.

Limpeza de Pele – A limpeza de pele pode ser um ótimo complemento ao tratamento da Acne.

Peelings – Os Peelings (esfoliações químicas) podem ser úteis como coadjuvantes ao tratamento.


Marque hoje mesmo uma consulta conosco!

Ligue para a Clínica Vivian Villela e marque uma consulta. Estamos à disposição para ajudar você a ter uma Melhor Qualidade de Vida.
Ligue:18 3117-6301 | 18 3622-6199